terça-feira, 11 de junho de 2019

Três Perguntas Incisivas


Três Perguntas Incisivas

Vs. 16-19 – Em outro parêntese, o escritor fala novamente da história de Israel no deserto para revelar os efeitos do pecado da incredulidade. Ele faz três perguntas incisivas que destacam o solene fato de que um coração maligno de incredulidade é facilmente enganado pelo pecado, e que o engano endurece o coração de modo que nenhuma repreensão possa tocá-lo. Assim, a pessoa cujo coração endureceu fica firme em seu curso para a condenação. Isso é realmente muito solene.
Primeiramente, ele pergunta: “Pois quais foram os que, tendo-a ouvido, O provocaram?” Foram apenas alguns? Não, foi a massa do povo – “todos os que saíram do Egito por meio de Moisés” (v. 16 – TB). Da mesma forma, todos a quem ele escrevia estavam sendo testados dessa maneira. E, se eles não respondessem com fé à Palavra de Deus, eles também poderiam “provocá-Lo” à ira.
Em segundo lugar, ele pergunta: “Com quem Se indignou por quarenta anos?” Foram “os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto” (v. 17). O que o escritor se refere aqui vai além do dia da provocação para tomar todo o curso de Israel no deserto. Ao final de quarenta anos, todos os que eram daquela geração que menosprezaram a terra aprazível “se consumiram” do meio do arraial (Dt 2:14-15). Eles foram tratados com um golpe do julgamento governamental de Deus e morreram no deserto. Da mesma forma, com esses hebreus, se a incredulidade estivesse neles, eles poderiam experimentar um golpe semelhante de julgamento divino e ser tirados da terra prematuramente por meio da morte! Isso realmente aconteceu com milhares deles pela mão dos romanos em 66-70 d.C.
Em terceiro lugar, ele pergunta: “E a quem jurou que não entrariam no Seu repouso”? Foram aqueles que “foram desobedientes” (v. 18). Assim, o consequente resultado para todos os que não creram foi a perda do descanso de Deus na terra de Canaã. Este foi o caso com a maioria deles. Eles nunca entraram na terra e assim falharam em alcançar aquele descanso. Semelhantemente, aqueles entre os hebreus que não acreditassem não entrariam no descanso eterno de Deus! Tanto naquele tempo ou depois, a “incredulidade” é o que impede as pessoas de entrarem no Seu descanso. Mera profissão não é suficiente para levar uma pessoa ao céu e ao descanso de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário