terça-feira, 11 de junho de 2019

Cristo Assentado à Direita de Deus de Quatro Maneiras


Cristo Assentado
à Direita de Deus de Quatro Maneiras

É significativo que Cristo seja visto assentado à direita de Deus quatro vezes nesta epístola. Quando os céus foram “abertos” para que Estêvão olhasse, ele viu Cristo “em pé à mão direita de Deus” (At 7:56). O Senhor estava em pé naquele momento, porque a oportunidade ainda estava sendo estendida aos judeus para recebê-Lo como seu Messias, mesmo que eles O tivessem rejeitado e crucificado. Ele ficou lá pronto para retornar à Terra para estabelecer o reino, como declarado nos escritos dos profetas do Velho Testamento, se eles apenas se arrependessem e se convertessem (At 3:19-20). Mas eles não queriam Cristo e enviaram Estevão ao céu com a mensagem: Não queremos que Este reine sobre nós (Lc 19:14). Foi somente depois disso que Deus colocou judicialmente a nação de lado e começou um novo ponto de partida em Seus caminhos em direção aos gentios (At 15:14) chamando os crentes de entre eles para fazerem parte de algo inteiramente novo – a Igreja de Deus. A epístola aos Hebreus, escrita alguns anos depois do apedrejamento de Estêvão, nos dá outro vislumbre do céu, e vemos Cristo não em pé, mas assentado à direita de Deus. Isso mostra que Deus não estava mais estendendo as mãos à nação nos moldes da aliança, como fez outrora, e a oportunidade de ter Cristo retornando à Terra como o Messias de Israel e estabelecendo o reino havia sido rescindida agora. Essas coisas foram suspensas por um período não revelado.
Lemos no periódico The Remembrancer: “JESUS ainda estava em pé porque até a rejeição do testemunho do Espírito Santo por Israel, Ele não tinha Se assentado definitivamente, esperando pelo julgamento de Seus inimigos. Antes, permaneceu na posição de Sumo Sacerdote em pé ... os judeus tendo feito, com relação ao testemunho do Espírito Santo, a mesma coisa que fizeram a Jesus, enviando (por assim dizer) Estevão como um mensageiro a Ele para dizer: ‘Não queremos que Este reine sobre nós’, Cristo toma definitivamente o Seu lugar assentado no céu, até julgar os inimigos que não querem que reine sobre eles. É nesta última posição que Ele é visto na epístola aos Hebreus ... Isto me parece ser a razão pela qual Ele é visto em pé. Ele não tinha definitivamente tomado o Seu lugar como assentado para sempre (ou ‘em perpetuidade’ – “eis to dienekes”, no grego – Hb 10:12), no trono celestial, até que o testemunho do Espírito Santo para Israel, sobre a Sua exaltação, tivesse sido definitivamente rejeitado sobre a Terra” (The Remembrancer, vol. 18, págs. 158-160).
Cristo é mencionado como estando assentado à direita de Deus por quatro razões diferentes:
  • No capítulo 1:3 – Ele Se assenta lá por conta da grandeza de Sua Pessoa – como o Filho de Deus.
  • No capítulo 8:1 – Ele Se assenta lá por conta de Sua atual obra de intercessão – como nosso Sumo Sacerdote.
  • No capítulo 10:12 – Ele Se assenta lá como tendo terminado vitoriosamente a obra da expiação – como o grande Redentor.
  • No capítulo 12:2 – Ele Se assenta lá, tendo andado perfeitamente no caminho de fé – como o Objeto para fé.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Podemos ver pelo que esteve diante de nós a respeito da grandeza de Cristo comparada com a dos profetas de Israel, que, na realidade, uma vez que Ele é Deus “na Pessoa do Filho”, não há, absolutamente, qualquer comparação real. Cristo é uma Pessoa infinita, o Criador e Sustentador do universo, enquanto os profetas são apenas meros homens! De fato, o maior de todos os profetas disse: “mais poderoso do que eu, a Quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias” (Lc 3:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário