terça-feira, 11 de junho de 2019

O Crente Aperfeiçoado


O Crente Aperfeiçoado

Cap. 10:1-18 – No capítulo 9, o escritor falou do sangue de Cristo purificando a consciência do crente (v. 14), agora neste capítulo ele volta para explicar como isso é obtido. Assim, o décimo capítulo é o resumo (ou conclusão) das coisas apresentadas no nono capítulo. Ele coloca diante de nós a maneira pela qual o crente está preparado para a presença de Deus, e assim habilitado a entrar no santuário celestial com santa ousadia, como um adorador purificado.
A parte doutrinal do capítulo (vs. 1-18) tem três assuntos em conexão com o grande sacrifício de Cristo. Todas as três Pessoas da Divindade (a Trindade) estão envolvidas em assegurar a bênção da salvação para o crente: 
  • A vontade de Deus – a fonte de nossa bênção (vs. 1-10).
  • A obra de Cristo – o meio pelo qual somos abençoados (vs. 11-14).
  • O testemunho do Espírito – nos traz ao conhecimento consciente de nossa bênção (vs. 15-18). 

Assim, esses versículos nos ensinam que a vontade de Deus foi realizada pela obra de Cristo na cruz, e o testemunho do Espírito nos dá um entendimento inteligente dela. J. N. Darby resumiu da seguinte forma: “Eu estava cheio de pecado; era necessário alguém pensar em mim, era necessário alguém fazer a coisa requerida, e então alguém para me dizer o efeito ... em primeiro, há a vontade de Deus – ‘na qual vontade’, etc., em segundo, há a obra pela qual ela é feita – ‘pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez ..., em terceiro, há o conhecimento disso dado a mim” (Collected Writings, vol. 27, pág. 386).

Nenhum comentário:

Postar um comentário