terça-feira, 11 de junho de 2019

Dois Tipos de Coração


Dois Tipos de Coração

Existem dois tipos de coração em consideração na epístola aos Hebreus: 
  • “Um perverso coração” (TB) de incredulidade que se aparta de Deus (cap. 3:12). Isso é apostasia. W. Kelly traduz “se apartar” como “fallen away”, uma expressão usada em outros lugares nas Escrituras para indicar apostasia (2 Ts 2:3 – apostasia; Hb 6:6 – recair; Lc 8:13 – desviar). É a mesma palavra usada em 1 Timóteo 4:1 que J. N. Darby traduz como “apostatar”. Como mencionado na Introdução, apostatar é algo que somente um crente meramente professo faria renunciando ao Cristianismo. Assim, um perverso coração de incredulidade não está se referindo ao retrocesso que um crente pode ter ao se esfriar em sua alma. (A fraqueza da fé em um crente não é o assunto das advertências da epístola; todo abandono a Deus em Hebreus é apostasia).
  • Um “verdadeiro coração” que se aproxima com plena certeza de fé (cap. 10:22). Isso é algo que um verdadeiro crente fará quando instruído na verdade revelada nesta epístola. 

O fato de que eles deveriam exortar “uns aos outros todos os dias” por causa do “engano do pecado” mostra que precisamos estar juntos com frequência. Não podemos exortar uns aos outros, se raramente nos vemos! Isso mostra que devemos vigiar a alma uns dos outros como guardião do nosso irmão.
V. 14 – Enquanto os versículos anteriores advertem contra a apostasia, este versículo encoraja a fé para continuar no caminho. Como já foi dito, os crentes nesta epístola são vistos como sendo parte da raça da nova criação. Como tais, eles são vistos como “filhos” de Deus (cap. 2:10), como “irmãos” de Cristo (cap. 2:11) e como “companheiros do Cristo” (cap. 3:14 – JND). Esses termos indicam nosso relacionamento com o Senhor como Cabeça da raça. (Nosso elo com Cristo, a Cabeça de Seu corpo, do qual somos os membros, é um relacionamento diferente, e não é o assunto em Hebreus). O argumento do autor aqui é que os verdadeiros crentes provarão a si mesmos como verdadeiros por reter “firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim”.
V. 15 – O escritor retorna à citação do Salmo 95 para enfatizar outra palavra-chave – “Hoje”. Isso mostra que havia uma urgência em ouvir Sua voz e em responder apropriada e imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário