terça-feira, 11 de junho de 2019

O Sacerdócio de Cristo para com o Homem e para com Deus


O Sacerdócio de Cristo para com o Homem e para com Deus

Os capítulos 1-2 desdobraram as glórias de Cristo como o Filho de Deus e o Filho do Homem e, assim, mostraram que Ele está perfeitamente preparado para entrar em serviço como nosso grande Sumo Sacerdote. Tendo-O introduzido como tal no final do capítulo 2, o escritor prossegue agora com o ministério de Seu sacerdócio nos capítulos seguintes. Isso está relacionado tanto ao homem quanto a Deus. 
  • Para com o homem (caps. 3-7) – Ele socorre (ajuda) aqueles que são tentados (cap. 2:18), Ele Se compadece daqueles com fraquezas (cap. 4:14), Ele concede misericórdia e graça para os necessitados (cap. 4:16), Ele tem compaixão dos ignorantes e dos que estão fora do caminho (cap. 5:2), e salva aqueles que vêm a Deus por Ele (cap. 7:25).
  • Para com Deus (caps. 8-10) – Ele assegura o novo concerto e sua bênção para Israel (cap. 8), Ele oferece a Si mesmo sem mácula a Deus como um Sacrifício supremo para aniquilar o pecado e assim purificar a consciência do crente (caps. 9-10), e Ele apresenta os louvores dos santos a Deus (caps. 10:21, 13:15). 

Ambos os aspectos da obra sacerdotal de Cristo são vistos no capítulo 2:17 – “misericordioso e fiel Sumo Sacerdote naquilo que é de Deus”. “Misericordioso” pertence ao nosso lado do Seu serviço sacerdotal e “fiel” tem a ver com o lado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário