terça-feira, 11 de junho de 2019

A Tendência Judaica de Exaltar Anjos


A Tendência Judaica de Exaltar Anjos

Os judeus tinham uma tendência de exaltar e enaltecer os seres angélicos. O ministério de anjos entre os judeus era mantido em tão alta estima que houve uma seita (os essênios) que foi além da ortodoxia[1] judaica e efetivamente os adorou. Paulo alude a esse erro em Colossenses 2:18-19. Era necessário, portanto, falar da superioridade de Cristo sobre os anjos para descartar qualquer dúvida sobre eles estarem em igualdade com Ele. Anjos são certamente de uma ordem de seres criados superior aos profetas (que eram apenas homens), mas para que ninguém pense que os anjos eram algo próximo de ser igual a Cristo, essa próxima seção elimina essa ideia além de qualquer dúvida.
Na primeira seção, o escritor da epístola declarou sete coisas que distinguem Cristo dos profetas como sendo Ele infinitamente superior (cap. 1:1-3). Agora ele cita sete passagens da Escritura para mostrar que Ele também é infinitamente superior aos anjos (caps. 1:4-2:18).


[1] N. do T.: Ortodoxia provém da palavra grega “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em conforme com a doutrina tida como verdadeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário