terça-feira, 11 de junho de 2019

MINISTÉRIO DE CRISTO SUPERIOR AO DE AARÃO Capítulo 8 O Novo Santuário


MINISTÉRIO DE CRISTO SUPERIOR AO DE AARÃO
Capítulo 8

O Novo Santuário

Nos capítulos 5-7, o escritor estabeleceu a nova ordem de sacerdócio de Cristo. Agora, no capítulo 8, fala do “santuário” celestial em que Cristo ministra (vs. 1-5) em conexão com o “novo concerto” que Ele fará com Israel (vs. 6-13). Ao entrar no capítulo 8, outra mudança ocorre. Até o final do capítulo 7, vemos Cristo, nosso Sumo Sacerdote, apresentado em grande parte ao lado de nossa necessidade nas condições do deserto pelas quais passamos. No capítulo 8, chegamos ao outro lado de Seu sacerdócio – Ele é “ministro do santuário” (v. 2). Este lado das coisas tem a ver com a nossa vinda a Deus como adoradores, em vez de nossa passagem pelo deserto. Portanto, o que está diante de nós nos capítulos 8:1-10:18 é a verdade a respeito do sacerdócio de Cristo, relacionada à nossa aproximação a Deus em adoração.
V. 1 – Ele começa dizendo: “Ora, a suma [o ponto principal – AIBB] do que temos dito é que temos um Sumo Sacerdote tal, que está assentado [que Se assentou – JND] nos céus à destra do trono da Majestade [grandeza – JND] Isto é, a essência do que aconteceu antes, quanto ao sacerdócio de Cristo, pode ser encabeçada na seguinte declaração: temos um Sumo Sacerdote que atualmente está servindo à destra de Deus.
O escritor fala de Cristo como um Sacerdote assentado! Novamente, isso era algo diferente do que os hebreus conheciam no judaísmo. Os sacerdotes da ordem aarônica sempre estavam em pé. Não havia cadeira no tabernáculo ou no templo em que pudessem se assentar. Este fato significa que o trabalho daqueles sacerdotes nunca acabava. Os sacrifícios que ofereciam tinham que ser repetidos várias vezes (Hb 10:11). (Em um tempo de fracasso e abandono, Eli tinha a cadeira do lado de fora do batente da porta do tabernáculo, mas esta não era a ordem de Deus – 1 Sm 1:9, 4:13, 18.) No capítulo 1:3, nos foi dito que Cristo foi para o céu e assentou-Se à direita da grandeza nas alturas em virtude de Quem Ele é – o Filho. Aqui no capítulo 8, é visto assentado em conexão com o que está fazendo atualmente como nosso Sumo Sacerdote. Ele continua Seu ministério sacerdotal de intercessão de uma posição sentada. Isso era algo totalmente novo e diferente.
V. 2 – Nos é dito então, que esse lugar onde Cristo exerce Seu serviço sacerdotal é no “verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem” – no céu. Ao dizer “verdadeiro”, não significa que o tabernáculo terrestre era algo falso e incorreto. Não havia nada falso com relação ao tabernáculo terrestre. Ele quis dizer que o lugar onde Cristo ministra é o verdadeiro santuário onde Deus habita. O tabernáculo que Moisés construiu no deserto, onde os sacerdotes aarônicos serviam, era realmente uma “representação” (JND) (um modelo em tamanho real) do verdadeiro santuário no céu. Êxodo 25:40 é citado em um parêntese no versículo 5 para provar isso (na versão JND).
Este ponto é significativo. Se Cristo está agora servindo como Sacerdote no santuário celestial, então não pode haver santuário terrestre agora que seja propriedade de Deus, como havia no judaísmo. O Senhor explicou isso à mulher no poço, dizendo a ela: “Mulher, crê-Me que a hora vem em que nem neste monte (Gerizim) nem em Jerusalém adorareis o Pai” (Jo 4:21). O mundo Cristão perdeu completamente esse ponto e construiu os chamados “locais de adoração” na Terra. Os homens erigiram igrejas catedrais e edifícios como locais sagrados para oração e adoração. No entanto, todos esses lugares são realmente uma mistura de judaísmo e Cristianismo, e isso não encontra a aprovação de Deus (Hb 13:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário