terça-feira, 11 de junho de 2019

O que Fé Faz


O que Fé Faz

Vs. 1-3 – Os três primeiros versículos são introdutórios. Ele começa dizendo: “Ora, a fé é o firme fundamento [a concretização – JND] das coisas que se esperam e a prova [convicção – JND] das coisas que se não veem”. Essa declaração não define exatamente o que fé é, mas sim o que fé faz. (Talvez João 3:33 defina melhor o que seja a fé – “Aquele que aceitou Seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro”). Fé faz com que “as coisas que se esperam” sejam tão reais quanto se as tivéssemos em nossas mãos agora. Isso nos dá a “prova [convicção – JND]” em relação às invisíveis coisas espirituais; assim, as coisas de Deus se tornam tão reais para nós como se as víssemos com nossos olhos naturais. De fato, cada coisa eterna que temos e as que teremos são adquiridas por fé – tudo o mais passará. Os “antigos” nos tempos passados obtiveram um bom “testemunho” por meio da vida por fé, e assim obteremos nós  hoje.
O versículo 3 diz: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. Isso mostra que fé nos faz entender as coisas que estão fora do entendimento da mente natural, pois afirma claramente aqui que o que é visto não tem sua origem nas coisas que aparecem aos nossos olhos naturais.
A menção do escritor da Palavra de Deus sendo usada na criação dos mundos aponta para Gênesis 1:3 – “E disse Deus ... (Veja também Salmo 33:6). Esta é uma referência para a reconstrução da Terra e dos céus descritos em Gênesis 1:3-31. A palavra “criado” em grego (“katartizo”) significa “reparada” ou “consertada” (Strongs), ou “colocar em ordem novamente” (Liddell e Scott), ou “ajustada” (Nestle). A mesma palavra é traduzida por “consertar” na KJV em Mateus 4:21 e Marcos 1:19. Também é traduzido “restaurai” em Gálatas 6:1 (TB). Portanto, esse versículo indica que Deus consertou ou restaurou o que Ele havia criado anteriormente. O fato de que precisava ser consertado mostra claramente que ele havia entrado em um estado caótico (que Gênesis 1:2 descreve), pois Deus não criou a Terra naquele estado (Is 45:18).
Tendo declarado algumas observações introdutórias sobre fé, o escritor agora aponta para vários aspectos de fé que caracterizavam os santos do Velho Testamento que deveriam ser replicados nos Cristãos que trilham o caminho de fé. O resto do capítulo (vs. 4-40) é dividido em três grupos de santos do Velho Testamento: 
  • Santos antediluvianos (vs. 4-7) – Ilustram a fé que se aproxima de Deus com base em um sacrifício aceitável, e assim escapam ao julgamento que está vindo sobre este “presente século mal” (Gl 1:4; Rm 5:9). Eles demonstram a fé que salva.
  • Santos patriarcais (vs. 8-22) – Ilustram a fé que se apodera do “mundo futuro” (Hb 2:5) e assim deixam de lado o mundo presente para caminhar nele como estrangeiros e peregrinos dele. Eles demonstram a fé que .
  • Santos israelitas (vs. 23-40) – Ilustram a fé que está disposta a suportar a rejeição e a perseguição do presente século mal, porque se apegaram a coisas maiores pelas quais vale a pena sofrer. Eles demonstram a fé que sofre. 

Assim, esses santos do Velho Testamento ilustram a fé que salva, a fé que e a fé que sofre. Estas são três coisas necessárias para viver a vida Cristã em um mundo que é oposto a Deus e a Cristo. É interessante notar que não há falhas registradas no capítulo. Não é que esses santos não tenham falhado; sabemos que suas vidas tinham muitas imperfeições. No entanto, o Espírito de Deus não Se concentra nisso, mas sim na bem-aventurança pela qual sua fé os levou a viver – que são as coisas invisíveis de Deus. Muitas coisas positivas sobre esses santos do Velho Testamento poderiam ter sido declaradas aqui, mas o escritor é levado a selecionar certas coisas que eram particularmente aplicáveis à situação que esses crentes hebreus estavam enfrentando. Os nomes de dezesseis santos do Velho Testamento são mencionados (metade deles são do livro de Gênesis), mas muitos mais estão implícitos sem serem nomeados. Cada um desses santos exibe o grande princípio implícito que o profeta Habacuque declarou: “O justo viverá por fé” (Hc 2:4; Hb 10:38 – JND).

Nenhum comentário:

Postar um comentário