terça-feira, 11 de junho de 2019

Três Coisas Necessárias para Tirar Proveito das Provações


Três Coisas Necessárias para Tirar Proveito das Provações

Vs. 6-11 – O escritor passa a tocar em três coisas que são necessárias para tirarmos “proveito” de nossas provações. Em primeiro lugar, precisamos entender que o amor divino está por trás de tudo que entra em nossas vidas. Por isso, ele diz: “porque o Senhor corrige o que ama” (v. 6). Nunca nos esqueçamos de que a mão que segura a vara de correção tem a marca do prego que a traspassou! Podemos não entender o porquê e o para quê do que está acontecendo em nossa vida, mas podemos ter certeza de que a mão que castiga é movida por um coração que ama. Verdadeiramente Deus tem o nosso bem em vista em tudo o que Ele permite em nossas vidas, pois “o caminho de Deus é perfeito” (Sl 18:30). Podemos ter certeza, portanto, de que Ele não cometeu um erro naquilo que permitiu que acontecesse conosco. Sem essa confiança em Deus, é improvável que tiremos qualquer proveito de nossas provações.
Em segundo lugar, ele diz que precisamos estar em sujeição “ao Pai dos espíritos” (v. 9). Isso se refere a um espírito de submissão que se curva sob a poderosa mão que tem “ordenado” a provação em nossa vida (Jó 23:14). É uma disposição da nossa parte que permite que Ele faça a Sua obra em nós, como argila na mão de um oleiro. Ter um espírito submisso é nossa maneira de reconhecer que Sua sabedoria e Seus caminhos conosco são corretos e bons, e que aceitamos que Ele sabe o que é melhor para nós. Lutar contra uma provação manifesta um espírito não julgado que não se beneficia da provação. Nota: Ele é chamado de “o Pai dos espíritos”. Isso significa que é o Divino Instrutor de nossos espíritos e, como tal, está buscando formar um espírito correto em nós. Isso mostra que não está apenas interessado no que fazemos, no que diz respeito ao certo ou ao errado; Ele também está interessado em nossa atitude. Isso é o que vemos em Daniel – ele tinha “um excelente espírito” (Dn 5:12, 6:3).
Em terceiro lugar, precisamos ser “exercitados” sobre o que acontece em nossa vida. Quando uma provação vem em nossa direção, não devemos dizer: “Como posso me tirar disso?” Mas sim: “O que posso tirar disso?”. Em tempos de provações, precisamos examinar nossos corações e rever nossas vidas, pedindo ao Senhor que nos mostre o que Ele está tentando nos ensinar (v. 11). Eliú encorajou Jó a fazer isso em sua provação. Suplicou-lhe que dissesse ao Senhor: “o que não vejo, ensina-mo Tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer?” (Jó 34:32). Se o Senhor nos mostra algo em nossas vidas que é inconsistente com a Sua santidade, devemos julgar isso e continuar (1 Co 11:31). Desta forma, nos tornamos “participantes da Sua santidade” (v. 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário