terça-feira, 11 de junho de 2019

3) CRISTO VEIO PARA FAZER PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS


3) CRISTO VEIO PARA FAZER PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS

Vs. 16-17 – A terceira razão pela qual Cristo Se tornou Homem e morreu foi para “fazer propiciação pelos pecados do povo” (TB). Isto, naturalmente, refere-se ao Seu “único sacrifício pelos pecados” na cruz para salvar aqueles que creem (cap. 10:12). Para conseguir isso, Cristo teria que ser “feito semelhante a Seus irmãos” (AIBB) – isto é, tornar-Se um Homem. (Esses não são Seus irmãos na raça da nova criação mencionada nos versículos 11-12, mas Seus compatriotas de relacionamento natural – os judeus.) Ele tomou “a descendência de Abraão” e Se tornou um Homem nessa linhagem com o propósito de ir para a cruz para fazer propiciação. Propiciação é o lado de Deus da obra de Cristo na cruz que atende às exigências da justiça divina em relação ao pecado e aos pecados, e assim reivindica a santidade de Deus (Rm 3:25; 1 Jo 2:2; 4:10).
A versão King James diz que Cristo fez “reconciliação pelos pecados do povo”, mas esta é uma tradução equivocada. Deveria dizer “propiciação pelos pecados do povo” (TB). Um Deus santo, como o nosso Deus é, nunca Se reconciliará com o pecado! (Essa tradução equivocada também está em Lv 16:20 – KJV). Novamente, a obra de Cristo em fazer propiciação é uma coisa triunfante e algo que um anjo não poderia fazer.
O versículo 17 nos apresenta o sacerdócio de Cristo pela primeira vez na epístola. Comparando este versículo com Romanos 8:34, aprendemos que há duas funções em Seu sacerdócio:

    q   Fazer propiciação pelos pecados do povo – uma obra feita uma única vez.
    q   Fazer intercessão pelo Seu povo – uma obra contínua.

Da mesma forma, os sumos sacerdotes do Velho Testamento tinham uma função dupla em seu ofício: Primeiro, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote vestia suas vestes sagradas de “linho” e oferecia um sacrifício (uma oferta pelo pecado) fora do santuário no altar de bronze (Lv 16:6, 9). Este é um tipo da morte de Cristo na cruz para fazer propiciação pelos pecados do povo. Então, depois de oferecer um sacrifício para fazer expiação pelo povo, o sumo sacerdote entrava no santuário e se trocava vestindo suas vestes de “glória e beleza”, nas quais ministrava perante o Senhor. Este é um tipo do atual serviço de Cristo no alto na presença de Deus intercedendo por Seu povo que está passando por este mundo. Os versículos 17 e 18 mostram que Cristo é o antítipo dessas duas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário