terça-feira, 11 de junho de 2019

O TRONO DA GRAÇA (v. 16)


O TRONO DA GRAÇA (v. 16)

A terceira provisão que Deus nos deu para nossa jornada no deserto é o trono da graça. O escritor diz: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. Sabendo que temos um grande Sumo Sacerdote intercedendo por nós no alto, somos encorajados a trazer situações e problemas da nossa vida a Deus em oração. O acesso que temos por conta da redenção realizada e de Cristo ter subido à presença de Deus como nosso Sumo Sacerdote é muito maior do que qualquer coisa que os sacerdotes do judaísmo conheceram. Somos convidados a entrar “com confiança” na presença de Deus com nossas petições. Isso é algo que os sacerdotes sob o concerto legal não podiam fazer. Eles iam para o lugar santíssimo uma vez por ano com sangue e o faziam com tremor. Além disso, a entrada deles era para evitar o julgamento de Deus; nós entramos em Sua presença para buscar o favor de Deus! Esses contrastes são significativos.
Quando nos aproximamos de Deus com nossos pedidos de oração, devemos lembrar de que nem sempre temos a mente de Deus em conexão com as coisas que pedimos e, portanto, Ele pode negar alguns de nossos pedidos. Isso é mencionado nas palavras “misericórdia” e “graça”. 
  • “Misericórdia” é um alívio concedido em conexão com uma prova que podemos ter ao sermos tirados dela pela boa mão de Deus.
  • “Graça” é o apoio concedido em uma prova, da qual Deus não acha adequado nos tirar dela. 

Por exemplo, podemos estar passando por uma determinada prova e fazer um pedido para ser retirado dela. E já que estamos pedindo algo que está de acordo com a Sua vontade (1 Jo 5:14), Ele nos tira dela – e nós, é claro, somos gratos por isso. Assim, recebemos “misericórdia” em conexão com a prova. Em outra situação, podemos pedir que uma prova específica seja tirada de nós, mas essa não é a vontade de Deus – pelo menos naquele momento. Nesse caso, Ele não nos tira dela, mas Ele dá “graça a fim de sermos ajudados” naquele “tempo oportuno”, e pela graça somos conduzidos na provação. Assim, conceder misericórdia tem a ver com Deus nos tirando fora de nossa prova e conceder graça tem a ver com Ele nos sustentando dentro de nossa prova.
Há um incidente em Atos 12 que ilustra essas duas coisas. Herodes encarcerou dois dos apóstolos do Senhor (Tiago e Pedro) e tinha toda a intenção de matá-los. Tiago recebeu a graça de passar pela prova e foi martirizado, mas Pedro recebeu misericórdia e foi libertado da prisão pelo anjo do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário