terça-feira, 11 de junho de 2019

As Circunstâncias Que Requerem o Serviço Sumo Sacerdotal de Cristo – O Deserto


As Circunstâncias Que Requerem o Serviço Sumo Sacerdotal de Cristo – O Deserto

Cap. 3:7-19 – Está nos caminhos de Deus testar toda a profissão. Todos os que tomam o caminho de fé e assim se identificam com a posição Cristã neste mundo serão testados quanto à sua veracidade ou a falta dela. E não há lugar como o “deserto” para trazer isso à tona. Falamos agora do deserto em um sentido figurativo. Assim como Israel passou por um grande deserto, em seu caminho do Egito para Canaã, que estava repleto de perigos e inimigos, e teve sua fé testada, os crentes no Senhor Jesus também estão passando por uma cena de perigo espiritual e teste enquanto andam por este mundo no caminho de fé. Este tempo de teste e aprendizado em nossa experiência Cristã pode ser referido como nossa jornada no deserto (Rm 5:3-5; 1 Pe 5:10).
Assim, o deserto é onde a realidade de nossa profissão é testada pelas circunstâncias que encontramos. Provamos a veracidade da nossa fé pela nossa perseverança no caminho, independentemente da gravidade das dificuldades do trajeto. Essas mesmas circunstâncias também manifestam o verdadeiro estado de um crente meramente professo; será evidente em seu afastamento do terreno Cristão, que é apostasia. Isto era o que estava acontecendo com esta companhia de hebreus que professavam fé em Cristo. As provações e perseguições que eles estavam experimentando estavam provando que a maioria deles tinha verdadeira fé, mas infelizmente, essas mesmas provações e perseguições também estavam manifestando que havia uma ausência de fé verdadeira em alguns. Aqueles que são falsos finalmente abandonarão sua confissão de fé em Cristo e se afastarão do caminho.
Na segunda metade do capítulo 3, o escritor volta-se para falar das circunstâncias do deserto que exigem o exercício do sacerdócio de Cristo, do qual (sacerdócio), se um crente tirar aproveito (cap. 7:25), irá ajudar a mantê-lo em curso e a continuar no caminho “firmes até o fim” (TB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário