terça-feira, 11 de junho de 2019

Encorajamento para “Prosseguir” no Caminho de Fé


Encorajamento para “Prosseguir” no Caminho de Fé

Vs. 9-10 – Os versículos restantes neste parêntese expressam a confiança do escritor de que a vasta maioria daqueles a quem ele estava escrevendo eram verdadeiros crentes e, portanto, são palavras de encorajamento para eles. Ele estava convencido de que eles manifestariam sua veracidade continuando no caminho da fé. Ele diz: “Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação. Ao dizer isso, ele assegurou a seus leitores que, ao anunciar sua advertência a respeito da apostasia, de modo algum duvidava da veracidade da conversão deles. Ele estava convencido de que havia uma verdadeira obra de Deus neles e ao dizer, “Mas, ... amados”, os distinguiu daqueles que poderiam apostatar.
As “coisas que acompanham a salvação” são aqueles sinais inconfundíveis na vida de uma pessoa que evidenciam o fato de que ela realmente tem vida divina – de que é realmente salva. Estas seriam coisas como: obediência a Deus, amor ao Senhor Jesus, amor ao povo do Senhor e desejo de estar com eles, etc. Tais são os “sinais vitais” da vida divina que provam que uma pessoa verdadeiramente “passou da morte para a vida” (Jo 5:24). Nesta passagem, o escritor menciona três coisas que muitas vezes são encontradas juntas na Escritura que acompanham a conversão de uma pessoa. Elas são: “amor” (v. 10), “esperança” (v. 11) e “fé” (v. 12). Veja também 1 Tessalonicenses 1:3.
O escritor se concentra particularmente no amor deles pelos santos. Ele diz: “Porque Deus não é injusto para Se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o Seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis”. Esses crentes hebreus demonstraram um genuíno amor pelo Povo do Senhor, e ele os lembra de que Deus não tinha esquecido isso e iria recompensá-los de acordo com o seu serviço para o nome do Senhor. Isso deve ter sido palavras encorajadoras para eles.
Vs. 11-12 – Seu desejo era que continuassem no caminho com perseverança – permanecer naquilo que estavam fazendo, pois isso era agradável ao Senhor. Sua preocupação era que “cada um” deles fosse exercitado nesse assunto. Isso mostra que ir para o Senhor é uma coisa individual (Mt 16:24 – “Se alguém quiser vir após Mim...”). Ele queria que prosseguissem firmemente até que a “esperança” deles em Cristo fosse realizada ao serem glorificados junto com Ele. Esta esperança diante do crente transcende muito tudo o que os santos do Velho Testamento procuravam. Eles não deviam ser “negligentes” nisto, mas ser “imitadores” daqueles que foram antes no caminho e “pela fé e paciência herdam as promessas”. Isto novamente mostra que a perseverança no caminho é a maior prova de veracidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário