terça-feira, 11 de junho de 2019

Os Santos Antediluvianos


Os Santos Antediluvianos

Vs. 4-7 – Nos primeiros três santos, vemos a fé que coloca o crente individual em um relacionamento correto com Deus. Esses exemplos ilustram a fé que se aproxima de Deus no terreno de um sacrifício aceitável e, portanto, escapa ao julgamento. É aqui que começa uma vida com Deus.

ABEL (v. 4)

Abel é um exemplo do entendimento divino que a fé dá e, portanto, ele trouxe “um sacrifício mais excelente” (ARA). Ele sabia que era pecador e que Deus é um Deus santo que não pode passar por cima dos pecados. Abel, portanto, veio a Deus no terreno de um sacrifício e uma vítima morreu como substituta em seu lugar. Sem dúvida, havia aprendido o que era aceitável a Deus pelo pecado original de seus pais no jardim do Éden, quando então a vida de um animal foi perdida, a fim de cobri-los com túnicas de pele (Gn 3:21). O sacrifício de Abel falou da morte de Cristo e do que ela realiza para a glória de Deus e para a bênção daqueles que creem. Assim, sua fé ilustra como um pecador pode encontrar favor com Deus e ser salvo.

ENOQUE (vs. 5-6)

A fé de Enoque mostra que aqueles que vêm a Deus com fé têm um final maravilhoso para sua vida – são levados para a própria presença de Deus no céu! Como sabemos, Enoque foi “trasladado para não ver a morte” (Gn 5:22-24). Isso não acontecerá com todos os que creem, pois muitos morreram em fé e serão ressuscitados, mas todos os crentes irão estar com o Senhor. O que aconteceu a Enoque ilustra a correta esperança da Igreja – ser arrebatada da Terra na vinda do Senhor sem ver a morte (1 Ts. 4:17). Isso é chamado de “bem-aventurada esperança” (Tt 2:13). É o que esses crentes hebreus deveriam esperar ansiosamente. O escritor diz: (Enoque) alcançou testemunho de que agradara a Deus.” O escritor, portanto, conclui que ele deve ter tido fé, pois, ele diz: “sem fé é impossível agradar-Lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é Galardoador dos que O buscam”.

NOÉ (v. 7)

A fé de Noé o levou a responder às advertências de Deus e preparar-se para o julgamento que estava prestes a cair no mundo, aproveitando o abrigo que Deus designou na arca. As “coisas que ainda não se viam” referem-se à chuva que não caíra antes. Noé creu em Deus e construiu a arca, e ao fazê-lo, “condenou o mundo”, pois a arca contava a história de que o julgamento estava chegando. Da mesma forma, esses hebreus precisavam encontrar abrigo por meio de fé no único sacrifício de Cristo e, assim, estar a salvo do julgamento de seus pecados. Muitos o haviam feito, mas havia alguns que pareciam não ter feito assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário