Os Dois Tipos de “Se” nas Escrituras
Hebreus é uma epístola do
“deserto”. Isto é, os santos são vistos na Terra sob provas, caminhando nos
passos de fé tendo diante deles Cristo no céu como seu objetivo. As epístolas
do deserto (1 Coríntios, Filipenses, Hebreus, 1 Pedro etc.) são marcadas por
terem a partícula condicional “se” em seu texto.
De fato, existem dois
tipos de “se” na Escritura que são bem diferentes: o “se” de condição e o “se” de
argumentação. O “se” de condição assume que há uma possibilidade de falha
no caminho, resultante de uma pessoa não ser verdadeira ou de a fé na justiça naufragar
de alguma forma. Estes são os tipos de “se” que são encontrados nas epístolas
do deserto. O “se” de argumentação, por outro lado, tem a ver com o escritor
estabelecer certos fatos em sua apresentação, e então basear-se nesses fatos
para chegar a uma afirmação. Neste caso, a palavra “se” poderia ser substituída
por “já que”. Tem sido dito frequentemente que Efésios não tem “se” de
condição. Naquela epístola, os santos não são vistos como sendo testados na
Terra, mas sim assentados juntamente nos lugares celestiais em Cristo (Ef 2:6 –
JND). Colossenses, por outro lado, tem ambos: há um “se” de condição no
capítulo 1:23 e há “se” de argumentação nos capítulos 2:20 e 3:1. Hebreus
também tem os dois tipos de “se”.