domingo, 26 de maio de 2019

Os Dois Tipos de “Se” nas Escrituras


Os Dois Tipos de “Se” nas Escrituras


Hebreus é uma epístola do “deserto”. Isto é, os santos são vistos na Terra sob provas, caminhando nos passos de fé tendo diante deles Cristo no céu como seu objetivo. As epístolas do deserto (1 Coríntios, Filipenses, Hebreus, 1 Pedro etc.) são marcadas por terem a partícula condicional “se” em seu texto.
De fato, existem dois tipos de “se” na Escritura que são bem diferentes: o “se” de condição e o “se” de argumentação. O “se” de condição assume que há uma possibilidade de falha no caminho, resultante de uma pessoa não ser verdadeira ou de a fé na justiça naufragar de alguma forma. Estes são os tipos de “se” que são encontrados nas epístolas do deserto. O “se” de argumentação, por outro lado, tem a ver com o escritor estabelecer certos fatos em sua apresentação, e então basear-se nesses fatos para chegar a uma afirmação. Neste caso, a palavra “se” poderia ser substituída por “já que”. Tem sido dito frequentemente que Efésios não tem “se” de condição. Naquela epístola, os santos não são vistos como sendo testados na Terra, mas sim assentados juntamente nos lugares celestiais em Cristo (Ef 2:6 – JND). Colossenses, por outro lado, tem ambos: há um “se” de condição no capítulo 1:23 e há “se” de argumentação nos capítulos 2:20 e 3:1. Hebreus também tem os dois tipos de “se”.

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