O Escritor da Epístola – Paulo
A epístola é anônima. A
Versão King James declara no título da epístola o apóstolo Paulo como sendo o seu
escritor, mas o título em que isto é afirmado não é divinamente inspirado – embora
a maioria dos estudiosos da Bíblia concorde que a King James está correta. Isso
foi deduzido de uma declaração que o apóstolo Pedro fez em sua segunda
epístola. Ele disse que uma epístola havia sido escrita por Paulo aos judeus,
que ele classifica entre as “Escrituras”
(2 Pe 3:15-16). A que outra epístola ele poderia estar se referindo senão a esta?
Se não for a esta epístola aos Hebreus, então Pedro estava se referindo a uma
epístola de Paulo divinamente inspirada que foi perdida! Isso significaria que
Deus não preservou todas as Escrituras para nós – algo que os Cristãos, por
unanimidade, não aceitam.
Há também certas
evidências internas dentro da epístola que apontam para Paulo como sendo o autor.
Por exemplo, o uso extensivo de figuras judaicas e as muitas citações das
Escrituras do Velho Testamento mostram que o escritor está propositadamente
tentando ganhar a atenção daqueles a quem está escrevendo, favorecendo suas
tendências, sem comprometer a verdade. Este é um princípio sobre o qual Paulo
atuou em seu ministério. Ele disse: “fiz-me
como judeu para os judeus, para ganhar os judeus” (1 Co 9:20). Além disso,
a maneira como se fala de Timóteo sugere que é Paulo (Hb 13:23).
Pode ser perguntado: se
ele é o escritor, por que ele não se apresentou em sua forma normal, como em
suas outras epístolas? Existem duas ou três razões. Primeiro, Paulo não mencionou seu apostolado aqui ao escrever aos
seus irmãos hebreus porque o seu apostolado era exclusivamente para o seu
trabalho entre os gentios. Ele era o “apóstolo
dos gentios” (Rm 11:13, 15:16; Gl 2:8). Ele não tinha autoridade para se
dirigir a seus compatriotas como um apóstolo. O apostolado de Pedro, por outro
lado, era para a sua obra entre os judeus (Gl 2:7-8). Isso não significa que
Paulo não pudesse se dirigir a seus irmãos judeus; significa apenas que se e
quando fizesse, não poderia fazê-lo com autoridade apostólica.
Uma segunda razão pela qual ele não
mencionou seu apostolado foi porque a função do Espírito de Deus na epístola é
apresentar a Cristo como o grande “Apóstolo”
de nossa confissão (Hb 3:1). Introduzir o seu apostolado poderia trazer
confusão e desviar desse objetivo. Assim, Paulo gostaria que seus leitores
entendessem que a mensagem na epístola vinha de um Apóstolo maior do que ele – o
Senhor (caps. 1:2, 12:24-25). Paulo, portanto, alegremente permanece em segundo
plano, a fim de trazer Cristo à frente de uma maneira mais pronunciada.
Uma terceira razão poderia ser que, se a
epístola, que foi escrita para judeus crentes, caísse nas mãos de judeus
incrédulos, e eles soubessem que seu autor era Paulo, eles nunca a teriam lido.
Eles teriam descartado a coisa toda imediatamente porque Paulo era considerado um
desertor do judaísmo.